12/01/2018

Polenta cremosa com legumes assados, cebolinho e ovo | Receita biológica


Descobri o Época há relativamente pouco tempo e passo lá, quase todos os dias, boa parte do meu intervalo de almoço. Tenho provado de tudo um pouco - sobretudo as bebidas - mas o que eu gosto mesmo é quando decidimos ficar para almoçar.
Num destes dias havia polenta cremosa. Algo idêntica a esta receita que hoje vos trago e que recomendo com todas as letrinhas, sinónimos e vontade possíveis e imaginárias que cabem no verbo recomendar. Vão.

Depois, é claro, vim para casa cheia de vontade de replicar isto, a verdadeira comida de conforto.

A polenta é um ingrediente com as suas idiossincrasias, requer paciência, tempo e uma exacta quantidade de água. Explico-vos tudo na preparação, mas, por favor, não deixem de fazer em casa: comer para crer. 

O combo legumes assados biológicos (cenoura e cogumelos shiitake) com azeite, feta, ovo e cebolinho fizeram desta a melhor refeição caseira dos últimos tempos (meses?). Acho que é redundante dizer onde podem encontrar estes ingredientes, que são um bálsamo para o estômago, mas cá fica. 

Aquela primeira foto é mesmo para deixar água na boca.





INGREDIENTES
[2 pessoas]

1 chávena de polenta (sêmola de milho)
4 chávenas de água a ferver
3 cenouras biológicas
2 mãos cheias de cogumelos shiitake biológicos
2 dentes de alho biológicos, sem gérmen
Flor de sal, pimenta preta q.b. e orégãos secos q.b.
1 colher de sopa de manteiga biológica Pur Natur
2 ovos biológicos Campestre
Queijo feta biológico q.b.
1 fio de azeite biológico Romeu
Cebolinho picado a gosto

PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecemos o forno a 190º C.
  2. Num tachinho deitamos a polenta e juntamos a água a ferver. Temperamos com sal e mexemos a polenta com uma vara de arames ou colher de pau a cada cinco minutos por, aproximadamente, 1 hora.
  3. Entretanto, colocamos numa assadeira as cenouras cortadas em cubinhos e os cogumelos laminados. Temperamos com alho bem picado, flor de sal, pimenta preta, orégãos e um fio de azeite. Envolvemos bem (uso as pontas dos dedos). Levamos ao forno por 30 minutos - nos 20 mins. iniciais com papel de alumínio para evitar que os legumes sequem ou queimem.
  4. Cozemos os ovos por seis minutos (para uma gema mole).
  5. Assim que a polenta estiver cozinhada, retiramos do lume e juntamos a manteiga. Envolvemos de novo e corrigimos temperos, se necessário.
  6. Vertemos a polenta para uma taça côncava, adicionamos os legumes assados, o ovo, o queijo feta, o azeite e polvilhamos generosamente com cebolinho picado.


Notas importantes
  • A polenta tem um tempo de cozedura longo. Estará pronta quando começar a despegar do tacho (entre 1h-1h30);
  • A quantidade de água para a de polenta deve ser exacta e é um dos segredos para um resultado perfeito: 1 medida de polenta para 4 medidas de água a ferver.
  • A manteiga no final, já fora do lume, confere-lhe cremosidade e brilho. É mesmo indispensável.

Post escrito em parceria com o espaço Bio & Natural do El Corte Inglés Gaia-Porto

Bom fim-de-semana  

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.