01/10/2017

Bolo de maçã sem açúcar | receita biológica para crianças


Assim que testei este bolo de maçã pela primeira vez, num espaço de 24 horas fiz três fornadas. 
Esta receita não tem açúcar - adoçámos com mel - e usei, pela primeira vez, óleo de côco num bolo. Fi-la especialmente para o programa Filhos & Cadilhos, do Porto Canal - podem ver aqui o vídeo (a partir do min' 14:35) - e onde é sempre um enorme gosto regressar.
Como dizia no programa, não sou a maior adepta deste tipo de gordura vegetal por ser saturada - e a  Catarina Trindade, nutricionista pediátrica, que acompanha a rubrica Sweet Bio For Kids aqui no blogue, foi comigo e dissipa essa questão. No entanto, como é nosso hábito, vinga sempre o bom senso e a diversidade de alimentos/nutrientes que ingerimos e oferecemos aos nossos filhos. 

Nota importante: este bolo pode ser dado a partir dos 24 meses, uma vez que o mel pode ter presente uma bactéria que provoca o botulismo. 



INGREDIENTES
[a partir dos 24 meses]

1 e 1/2 maçãs golden biológicas
85 g de farinha de espelta branca biológica (ou de aveia)
2 ovos biológicos
6 colheres de sopa de óleo de côco biológico (1ª extracção a frio)
2 colheres de sopa de mel (usei Serramel de rosmaninho)
canela em pó q.b.
sumo de limão q.b.

PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecemos o forno a 180º C.
  2. Começamos por descascar as maçãs e partir em cubinhos. Regamos com sumo de limão e polvilhamos generosamente com canela. Reservamos.
  3. Numa taça de batedeira, juntamos a farinha e os ovos e batemos por dois minutos. Adicionamos o óleo de côco e voltamos a bater. Por fim, acrescentamos a maçã reservada e o mel e envolvemos.
  4. Pincelamos uma forma pequena, anti-aderente, com óleo de côco e vertemos a massa. Levamos ao forno cerca 15-20 minutos, até o bolo estar dourado e o palito sair limpo.
[Se preferirem, também podem usar manteiga magra (de barrar o pão) em vez de óleo de côco. Contem 4 colheres de sopa, nesse caso.]

Sigam-nos no 

Facebook sweetbigas
Instagram @anachaves

Bom domingo ♥
P.S. não se esqueçam de ir votar! :)


GuardarGuardar
GuardarGuardar

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.