Pages

28/11/2016

Farinha de pau com tomate, agrião e frango [receita biológica para bebés]





A Camila é um bom garfo - ou, no caso, uma boa colher - e cozinhar para ela tem sido um prazer. Inicialmente, a sopa era um problema que eu resolvi... insistindo. Não lhe dei alternativa e não saímos da cadeira enquanto pelo menos uma concha não estivesse comida. Cada mãe ou pai terá o melhor método para lidar com o seu bebé, mas eu decidi que seria assim. Não havia papa em substituição, nem sobremesa enquanto não comesse pelo menos uma parte da sopa.

Não foi sempre fácil e cheguei a estar 45 minutos naquilo. Aqueci três vezes o prato. Dei o benefício da dúvida e, pelo menos, em duas das vezes fiz nova sopa (os bebés também têm as suas preferências e eu aceito bem isso). Fui constante e, sobretudo, muito paciente.
Até que, de um momento para o outro, a Camila começou a comer tudo. Estou absolutamente convencida que ela percebeu que a sopa não era ultrapassável ou substituível e hoje adora. 

O que também faz as delícias daquela pequena barriguda é o arroz com cenoura ralada e floretes de brócolos (que eu pico até ficarem pequenos pontos) e a farinha de pau com tomate e agrião. O meu marido diz que podíamos comer todos aquilo.

Pouco depois de introduzir a comida sólida, comecei a fazer pratos com texturas (inicialmente purés) para treinar a mastigação e fortalecer a musculatura orofacial, seguindo as recomendações da OMS.
Os bebés não precisam de ter dentes para ingerir comida em pedaços e essa pode até ser uma forma de alívio das gengivas doridas, desde que os alimentos sejam macios (por exemplo, um pedaço de pão ou um biscoito - trago-vos uma receita de biscoitos para bebés em breve).

Para além disso, o treino da mastigação é fundamental para o desenvolvimento da fala e deglutição. Isto significa que o liquificador é substituído pelo esmagador de batata ou pelo garfo e faca.
Nesta receita, prefiro usar apenas as folhas do agrião, pequenas e tenras, e deixar o frango e a cebola com um tamanho que obriguem a fazer os tais movimentos na lateralidade da mandíbula. Quando a comida não exige esforço, podemos estar a comprometer, inclusive, o crescimento ósseo da face.

Outro aspecto que me parece importantíssimo é o da cor do prato. Variar as tonalidades dos alimentos significa maior valor nutricional. Nós não gostamos de almoçar e jantar o mesmo prato um dia após o outro; os bebés também não. Se isto dá trabalho? Dá. Se compensa? Não tenho quaisquer dúvidas.







A farinha de pau é um clássico e há muitas pessoas com dúvidas na preparação. A Catarina, de quem já vos falei no outro post, ensinou-me o segredo que passa por dissolver previamente em água, como explico a seguir.
Por último e não menos importante: o agrião, que é o protagonista nesta receita, aumenta a imunidade e representa uma óptima fonte de Vitamina C, que ajuda a prevenir ou combater as constipações próprias desta época.
A Camila fez ontem 9 meses (o meu quindim, está tão crescido!). Nunca esteve doente e nunca fez febre. A alimentação, fresca e biológica, é um pequeno investimento e, acredito, a sua melhor defesa.

Esta receita foi supervisionada pela Catarina Trindade, nutricionista pediátrica.
Se quiserem mais informações ou esclarecer dúvidas podem fazê-lo na caixa de comentários, que ela responde :)




INGREDIENTES
[A partir dos 7/8 meses | serve duas refeições]

2 rodelas de cebola biológica picadas finamente
Meio dente de alho picado e sem gérmen
Meio tomate em rama biológico, sem casca e partido em pequenos cubinhos
2 pés de coentros (só as folhas), picados
Água q.b.
1 colher de sobremesa de azeite Oliveira da Serra bio
30 g de peito de frango biológico em pequenos pedaços
10 folhas de agrião picadas
3 colheres de sopa de farinha de pau

PREPARAÇÃO
  1. Num tacho, colocamos a cebola, o alho, o tomate e os coentros e acrescentamos a água e o azeite. Deixamos ferver e juntamos o frango e o agrião e deixamos cozinhar até a carne estar tenra.
  2. Numa taça, dissolvemos a farinha de pau em duas ou três colheres de sopa de água e mexemos com um garfo até ficar sem grumos. Juntamos a farinha ao tacho, envolvemos com os legumes e carne e deixamos engrossar. (Nota: a farinha só deve ser dissolvida no momento de ser adicionada ao tacho).
Dica: podem substituir a farinha de pau por arroz carolino.
Nota importante: se o vosso/a bebé apresentar historial de alergias, só deverão introduzir o tomate após os 12 meses e comecem por oferecer sem pele e sem sementes.

Vejam mais receitas biológicas para bebés e crianças aqui.



Também podem seguir-nos no 


Post escrito em parceria com o espaço Bio & Natural do El Corte Inglés Gaia Porto

GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar

2 comentários

  1. Muito gostaria de saber onde comprar frango de criação em modo biológico.
    Agradecida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo/a,

      Pode encontrar frango biológico no supermercado do El Corte Inglés Gaia Porto, no espaço Bio & Natural (junto à fruta e legumes). Tem, para além da carne, uma vasta gama de produtos biológicos maravilhosos para se inspirar e dar asas à criatividade.
      Recomendo vivamente que passe por lá!

      Eliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.