05/12/2016

Batata-doce assada, feijão-preto e cogumelos

Este fim-de-semana decidi que não trabalhava. Não me lembro do último sábado ou domingo que passei sem a habitual ansiedade de cozinhar para fotografar, seleccionar, editar, escrever. As receitas de segunda-feira têm que ser, invariavelmente, feitas ao fim-de-semana - a menos que eu tenha trabalhos de sobra para ir publicando. Já tive, não tenho mais. 

Nos últimos dias trabalhei loucamente, senti-me no limite nas minhas forças várias vezes e praticamente à beira de um ataque de nervos. Não há nada que o mereça ou que pague os danos causados e que, infelizmente, são irreversíveis. A saúde, física e psíquica, é um bem maior.
Hoje acordei cedo e, enquanto tratava da Camila, deixei as batatas-doces a assar. Sem pressa. Tomei o pequeno-almoço, o banho e retomei a segunda parte da receita. Fotografei, almocei e, agora, eis-me aqui, recuperada e satisfeita, de volta à minha cadeira branca para partilhar convosco a admirável beleza e simplicidade de uma segunda-feira (sem carne).

Amanhã é o meu aniversário e adivinhem só o que eu resolvi? 
Saber impor limites não é uma veleidade. 

Até quarta :)




INGREDIENTES
[2-3 pessoas]

3 batatas-doces grandes biológicas
Azeite q.b.
Flor de sal e pimenta preta q.b.
1 dente de alho sem gérmen
8 cogumelos paris inteiros (para laminar finamente)
1 lata de feijão-preto (420 g)
3 hastes de tomilho-limão

PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecemos o forno a 180º C.
  2. Cortamos três quadrados de papel de alumínio e colocamos as batatas-doces, individualmente, sobre cada um deles. Regamos com um fio de azeite e polvilhamos com flor de sal. Embrulhamos, dispomos num tabuleiro e levamos ao forno por cerca de 1 hora ou até estarem macias.
  3. Aquecemos azeite numa frigideira e juntamos o alho picado, os cogumelos em lâminas bem finas e algumas folhas de tomilho-limão. Salteamos por 3-4 minutos. Acrescentamos o feijão-preto e deixamos cozinhar por mais cinco minutos.
  4. Assim que as batatas estiverem bem assadas, abrimo-las a meio com a ajuda de uma faca, no sentido longitudinal, e recheamos com o preparado de feijão e cogumelos. Temperamos com um pequeno fio de azeite e flor de sal e servimos de imediato.
O Sweet Bigas também está no

&

1 comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.