03/11/2016

Espetadas de frango com molho teriyaki, espinafres e romã


Escrevo sempre esta descrição depois de anexar as fotografias e de escrever a receita e, o mais curioso, é que acabo de me aperceber que não tinha exactamente instruções para vos indicar. E isso não deixa de ter a sua graça. Fui juntando ingredientes ao prato ao sabor do improviso e nas quantidades que me iam apetecendo.

Por norma, durante a semana, almoço tarde e a más horas e estou sempre dependente do que o frigorífico e a minha vontade podem fazer por uma barriga já faminta
O esboço mental do que haveria de ser este prato passeava-se por aqui há vários dias, mas nele existiam apenas três alimentos: frango, espinafres e romã. Queria um almoço rápido (pronto em 10 minutos), que fosse saboroso e visualmente apelativo (aqui entre nós, sou altamente sugestionada pelas cores dos pratos).
Mas se fosse hoje, talvez fizesse alguma coisa diferente. O dia está sombrio, poderia acrescentar couscous para ter um elemento quente, ou nozes em vez de amêndoas. 
Enquanto escrevo só-mais-estes-caracteres o relógio no canto superior direito marca as 13h52. Não sei o que me reserva o frigorífico, mas espero que esteja composto. Ideias não me faltam. Fome ainda menos.





INGREDIENTES
[2 pessoas]

Para o molho teriyaki
1 colher de chá de gengibre ralado fresco
2 a 3 colheres de sopa de açúcar mascavado branco biológico
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
8 colheres de sopa de molho de soja

Para as espetadas de frango
2 peitos de frango do campo, limpos de gordura
Flor de sal e pimenta preta de moinho q.b.
Sumo de limão q.b.
2 colheres de chá de sementes de sésamo brancas

1 mão cheia de folhas de espinafres baby biológicas
Bagos de romã a gosto
Amêndoas peladas biológicas a gosto

  1. Num pequeno tacho, juntamos o gengibre, o açúcar, o vinagre e o molho de soja e deixamos ferver em lume baixo até reduzir e espessar. Este processo deve demorar poucos minutos. Se passar o ponto, fica caramelo - e não é isso que queremos.
  2. Entretanto, cortamos o frango em cubos de tamanho similar e temperamos com flor de sal, pimenta e sumo de limão a gosto. Colocamos dois ou três pedaços de frango por pau de espetada e grelhamos em lume alto, até marcar por fora e cozinhar o interior. [Dica: é importante que deixem o frango ficar com as marcas da grelha. Se estiverem sempre a virar, esse efeito perde-se e o frango fica seco]. 
  3. Assim que as espetadas estiverem prontas, pincelamos de ambos os lados com o molho teriyaki e polvilhamos com sementes de sésamo.
  4. Colocamos os espinafres num prato de servir e adicionamos os bagos de romã alternadamente.
  5. Sobrepomos as espetadas de frango e juntamos as amêndoas. Com uma colher, vertemos um fio de molho teriyaki sobre as folhas de espinafres.


Há muitas outras imagens deliciosas à vossa espera no Instagram @anachaves

P.S. Vocês sabem como retirar os bagos de romã? Abram a romã a meio, no sentido do comprimento, e batam com as costas de uma colher (de sopa) na casca. Os bagos caem TODOS. :)))

GuardarGuardar

Sem comentários

Enviar um comentário

© SWEET BIGAS. All rights reserved.