15/02/2016

Focaccia de tomate-cereja e alecrim – Especial P3







Por mais incrível que pareça, eu nunca tinha feito uma focaccia. Até me lembrar que, algures na estante, deveria estar um livro exclusivamente de pães, pizzas e focaccias (que eu mesma comprei em Florença este Verão). 
De livro em riste e de tradutor aberto, lá fui decifrando a fórmula que me prometia uma "Focaccia ai pomodorini" igual à da fotografia que os meus olhos sorviam.
Em termos gerais, o processo de preparação é idêntico ao da pizza: uma conjugação harmoniosa dos verbos amassar e repousar, sendo que tudo o resto que transcende a receita-base é da nossa responsabilidade. Tomate, queijo feta e alecrim. Ou rúcula e parmesão. Ou batata e salvia. Ou pimento e tomilho.
Não puxem por mim. Eu trago outro exemplar em breve, fica prometido.

Esta saiu do forno em exclusivo para o P3. :)




INSTAGRAM @anachaves
Do que precisas:

300 g de farinha branca com fermento para bolos Nacional
200 g de farinha integral Nacional
320 ml de água morna
2 pacotes de fermento de padeiro seco (aprox. 10 g)
3 colheres de sopa de azeite + extra para untar
½ colher de sobremesa de sal fino
1 colher de sobremesa de açúcar
10 tomates-cereja, partidos em metades
2 ramos de alecrim
Flor de sal q.b.
Queijo feta a gosto (opcional)

Vamos a isto:
  1. Numa pequena taça, junta a água com o fermento e mexe com a vara de arames (até criar uma espuma). Acrescenta o azeite, o sal e o açúcar e volta a mexer.
  2. Num outro recipiente, junta as farinhas e faz um buraco ao centro. Verte a mistura anterior e incorpora com um garfo. Transfere a massa para a bancada da cozinha, previamente polvilhada com farinha, e amassa por 8 a 10 minutos com as mãos. Coloca a massa numa taça e deixa levedar num local ameno por, pelo menos, uma hora.
  3. Pincela uma forma rectangular com azeite e dispõe a massa fazendo com que chegue às extremidades. 
  4. Retira as folhas dos ramos de alecrim, adiciona-lhes flor-de-sal e um fio de azeite e envolve com as pontas dos dedos. Coloca o tomate-cereja sobre a massa e espalha o alecrim.
  5. Leva ao forno pré-aquecido a 200º C por 25 a 30 minutos. Desfaz pedaços de queijo feta e serve ainda quentinha.
Nota: a minha focaccia tem farinha integral, mas a versão original pede apenas "farina bianca". Fica ao vosso critério. Logo me dizem o que fizeram.


E o prato [lindo] é da marca portuguesa DaTerra, colecção New York.


O Sweet Bigas também está no



2 comentários

  1. Adoro focaccia, lembra-me sempre dias de piquenique e campos na Toscana :)
    Ficou perfeita! Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês! :)
      Obrigada pelo comentário. Há, de facto, uma sensação boa naquele pedacinho de pão aromático, de conforto e de memórias.

      Um beijinho

      Eliminar

© SWEET BIGAS. All rights reserved.